Campinas - SP (19) 3255.5277

Piracicaba - SP (19) 3255.5277
Ribeirão Preto - SP (16) 3632.6009
Rio de Janeiro - RJ (21) 3866.4898 / (21) 3866.9577
Salvador - BA (71) 3565-0872

Segurança em Shopping Centers e sua importância

Embora os shoppings centers sejam considerados locais relativamente seguros para se frequentar, nos últimos anos até mesmo eles se tornaram redutos frágeis, frente à ousadia da criminalidade. Tanto especialistas, como frequentadores, defendem que esses empreendimentos devem investir em projetos e planos estratégicos de segurança que minimizem os riscos.

Na noite do dia 25 de junho, o Parque D. Pedro Shopping Campinas (SP) – um dos maiores do Brasil – foi invadido por criminosos quando o centro de compras estava lotado de clientes. O crime ocorreu perto das 20 horas e três suspeitos tiveram prisão preventiva decretada, segundo informações noticiadas. Laudos periciais estão em análise.

Já na tarde de 7 de agosto, um grupo armado invadiu uma joalheria que fica dentro de um shopping de Taubaté em São Paulo. Na ação, um segurança do comércio e uma funcionária foram feitos reféns. O segurança foi levado de carro pelos marginais e abandonado instantes depois no bairro Parque Aeroporto.

Diante desse cenário, que tirou a tranquilidade dos lojistas e visitantes, é imprescindível que as soluções e os recursos de segurança em shoppings sejam revisados continuamente, com o intuito de prevenir novos e potenciais riscos. E não basta apenas investir em tecnologia de ponta e na contratação de pessoal, pois um projeto efetivo de segurança prevê mais do que isso. É necessária toda uma estruturada baseada em três pilares fundamentais: (i) Identificação de vulnerabilidades e análise de riscos; (ii) Elaboração e implantação do modelo de segurança; (iii) Gestão e ciclos de auditoria.

Por vezes, o shopping até elabora o projeto, mas continua sendo palco de novos crimes, devido a equívocos durante a implementação e a manutenção dos recursos de segurança, levando a perda de clientes e lojistas, além do risco que existe durante cada nova empreitada criminosa que ocorre nesses locais.

Algumas atividades são essenciais para a efetividade do trabalho da segurança e, em muitos casos, têm passado despercebidas pelos gestores ou são realizadas apenas no momento da implantação.

Podemos citar a título exemplificativo:

Diagnóstico de riscos: de extrema importância, esse diagnóstico deve ser revisado regularmente, com foco nos riscos inerentes aos shoppings e centros de comércio, objetivando incluir aqueles não identificados anteriormente, que podem vir a surgir, inclusive, com o avanço das tecnologias.

Treinamentos das equipes e agentes de segurança: Ter uma equipe treinada é outro fator determinante para garantir a segurança em shopping centers. A equipe precisa estar preparada e coordenada para lidar com diferentes situações que trazem riscos aos clientes: saber abordar um suspeito, ser efetiva na contenção de tumultos, e diferenciar episódios atípicos de cenários de perigo são alguns exemplos.

Definir ciclos de auditoria: Uma recomendação é definir um checklist de verificação que sirva como procedimento de rotina para diferentes tipos de procedimento, como ações de emergência, avaliação de vulnerabilidades e testes para o funcionamento de tecnologias instaladas. Afinal, é preciso garantir que esses recursos não somente estejam disponíveis, mas também funcionem adequadamente.

Diante disso é preciso realizar uma série de ações, que vão desde a criação da política de segurança e avaliação dos profissionais contratados até o posicionamento dos equipamentos eletrônicos, como câmeras e sensores, adequação da central de monitoramento, treinamento da equipe e verificação contínua de tudo o que foi implantado.

Lembre-se: Na mesma velocidade em que as ações criminosas mudam, é preciso gerir e avaliar constantemente a segurança dos shoppings, preparar os agentes e estar pronto para atuar em qualquer ocasião. Poupar investimentos na segurança é uma atitude que coloca em risco o empreendimento na sua totalidade. É de responsabilidade de tais empreendimentos buscar soluções para evitar acidentes, furtos, roubos, bem como situações adversas em seus ambientes e o Grupo Suprema existe, primordialmente, para trazer soluções e melhorias com eficiência para aqueles que buscam se destacar no mercado. Por isso, conte sempre com nossos profissionais para sua maior tranquilidade.

Ficou com alguma dúvida? Confira também sobre as vantagens em contar com vigilantes na sua empresa ou gostaria de solicitar um orçamento?

Nossa equipe está pronta para atendê-lo:

PABX: (19) 3255-5277
E-mail: comercial@suprema-seg.com.br
Ou clique AQUI para enviar sua mensagem formulário